Páginas

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Orações Diárias * 24 de Dezembro de 2012 * Carta do Amigo Vereador Reeleito do Rio, Reimont


 Que o Natal seja
Luz e 2013, Benção.
Outro dia recebi a carta de um amigo meu, padre, reclamando com razão
sobre o desvio da centralidade do Natal. Segundo ele, não se pode
esquecer o Cristo e apresentar somente o papai Noel – com isso,
concordo plenamente.
O consumo me tira as energias. Nesta época do ano, a correria ao
comércio é mesmo muito desgastante. Andamos apressados pelas ruas, nos
encontramos com as pessoas e muitas vezes nem as notamos.  Há um certo
esvaziamento muito perigoso que aparentemente nos preenche.
Muita comida na mesa, muita ida ao comércio, muito carro na rua, muita
pressa e correria por todos os lados. Há também muita fome, muita
carência, muita criança que não sabe sequer o que é um presente. Este
tempo é mesmo, de muita contradição.
O presépio é esvaziamento total. Ao lado do boi e do burro, num lugar
simples e rústico, Maria e José esperam o menino que virá encher suas
vidas e dar sentido a nossa humanidade. A fragilidade do presépio foi
pensada por Francisco de Assis no século XIII e esta foi uma de suas
duas paixões. A outra foi a Eucaristia, também carregada de
fragilidade, de sobriedade e de grandeza. Estas duas paixões
franciscanas enchem nossa vida de sentido. Tenho refletido e
redimensionado o meu entendimento e meu amor para com o presépio e a
eucaristia, a comunhão, o amor, a bem querência. Afastar-se da
Eucaristia e do Presépio é afastar-se de si. Como nos afastamos!
Aproximar-se significa reencontrar-se. Não repousa nosso coração
enquanto não se encontrar com estas duas realidades. A partir do que
elas significam, ajudamos a construir o paraíso que Deus projetou e
andamos errantes porque ele não é realidade, mas, será, trabalhamos
para isso.
Da carta de meu amigo padre, tenho discordância: não estamos trocando
Jesus pelo Papai Noel. Tenho uma filha de 8 anos que acredita e vibra
com o Papai Noel, mas que é também apaixonada pelo menino da
manjedoura e por tudo o que Ele representa. Ter filho é bom, é muito
bom, ajuda a gente a compreender estes "mistérios" da vida. Imaginem
que outro dia fomos a uma aventura de Natal, a uma aventura de Noel e
o coração, os olhos e o rosto de minha pequena estavam extasiados.
Disse-me ela que a magia do Natal nos faz melhores. Sabe qual o barato
do Natal dela: armar o presépio, desenhar cartões, escrever palavras
de bem querência neles e enviá-los a quem ela ama. Para mim também, aí
está a essência do Natal! Deus que se faz presente entre nós porque
nos quer melhores, seus parceiros, comprometidos com seu reino, com
seu/nosso paraíso.
Alguns discursos são vazios porque não descem à profundidade das
intenções e dos desejos. Sou daqueles que acredita que o grande desejo
da humanidade é o que o presépio tem em sua dimensão mais
estruturante: a conjugação da pequenez e da fragilidade com a grandeza
e o poder do amor. Quando Jesus nasce entre nós, não é um simples
menino, é Deus mesmo que vem ao nosso encontro. E, justamente por
isso, toda criança que nasce, desejada, planejada ou não, é um aviso
dos céus para nós: Deus continua acreditando na humanidade.
Isto é natal. Todo dia é Natal. Toda mãe é Maria. Todo menino é
"Jesus". Toda manjedoura carrega sonhos, muitos sonhos e aos adultos
não é dada a permissão de frustrar o sonho das crianças. A eles, seria
recomendável sonhar com elas.

Feliz Natal! Abençoado 2013
--
===============
4s
Paz&Bem!!!
Robertson Saraiva
****SilvaSet09*****

Sem comentários: