Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

ENC: Se vc é meu amigo...vai ler e entender o meu pedido

 

 

 

=================
4s [ ]s Paz&Bem!!!
Robertson Saraiva
****SilvaSet09*****

 

De: Consola MartinsSaraiva [mailto:consolams@gmail.com]
Enviada em: terça-feira, 31 de agosto de 2010 17:53
Para: Marcelino Martins.; RobertsonSaraiva
Assunto: Fwd: Se vc é meu amigo...vai ler e entender o meu pedido

 


Maria da Consolação Martins Saraiva
Gerente Regional do Programa Família Escola  -

Venda Nova- 3277-5500
Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte- 


 



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Miguel Corrêa <miguelcorreajr@uol.com.br>
Data: 31 de agosto de 2010 16:08
Assunto: Re: Se vc é meu amigo...vai ler e entender o meu pedido
Para: Consola MartinsSaraiva <consolams@gmail.com>

Querida professora Consola e amigos! 

 

Acredito que como já dizia o grande poeta William Shakespeare,

 “Nós somos do tecido de que são feitos os sonhos”. Além disso, somos parte uns dos outros, somos capazes de sonhar em conjunto e até mesmo conquistar sonhos coletivos. Sei também que sou parte de você. Assim como de meu amado pai.

 

Mas, você professora Consola, já tinha plantado e talhado isso no meu coração. Mesmo quando ninguém acreditava você acreditou, e também me fez acreditar que um dia, aquele menino com apenas sonhos de menino poderia realizar os seus sonhos.

 

Lembro-me que dentre as muitas realidades que vivíamos a miséria desumana das famílias, que assim como a minha habitavam as margens do Córrego Baleares, como de outros, me chocavam.  Sei que muitas destas famílias que hoje moram em uma casa digna e não têm mais que se preocupar com as doenças que o esgoto a céu aberto pode trazer, nem sabem que quem mudou a realidade delas, teve a mão de um menino que também esteve ali, tão próximo! Talvez nem mesmo acreditem em política ou em político, mas esta é ainda uma parte da história do nosso país, que vamos ter que mudar.

 

Tenho a convicção que todos que tiveram o prazer de tê-la como mestra lutam assim como eu, por uma sociedade mais digna e justa. É por pessoas como você que estou na política, que quero continuar na política para poder orgulhá-los ainda mais. Porque estou certo de que como diria Fernando Pessoa “Tenho em mim todos os sonhos do mundo!”

 

A mestra com carinho,

 

Seu eterno aluno Miguel Corrêa

 


Enviado do IPhone Miguel Corrêa


No dia 28/08/2010, às 18:19, Consola MartinsSaraiva <consolams@gmail.com> escreveu:


 

   Queridos amigos,

  Vocês conhecem a minha luta por uma sociedade mais justa, humana e fraterna que oportunize a todos os direitos que são  de todos.Sabem porque convivem comigo e não por minhas palavras apenas.A descrença nas pessoas jamais  conseguirá apagar a minha esperança da igualdade.

  Há 23 anos, encontrei em Venda Nova  crianças que, do ponto de vista pedagógico, a educação da época daria como "caso perdido". Estava bem no início da carreira  profissional cheia de força, de gás de esperança, de crenças, mas inserida em um tempo e espaço de preconceitos e  limitações humanas e políticas. Era o tempo que a educação com resultados positivos era para aqueles que já tinham encontrado, antes de nascer,  caminhos sem intercorrências.Tempos da família ideal no pensamento da sociedade: sem pobreza, sem orfandade, sem separações conjugais, sem distúrbios, sem rebeldia, sem tristeza, sem dor. Tempo  em que  acreditava-se que  uns viriam ao mundo para a aprendizagem e outros para servir aos que aprenderam. Destinos que eram  traçados ainda no seio materno para  de famílias que não tinham a  sua composição desenhada por quem não aceita ou crê na mudança . Rumos dados às crianças de estruturada de família que não era composta de pai, mãe, filhos vivendo harmoniosamente em torno de uma mesa farta. Resisti a tudo isso! Não quis que assim fosse! Não permiti que houvesse sentença estabelecida; estagnada. Quis ver o outro lado do diferente , porque foi assim, na  minha luta, na minha busca, que me fiz Consolação.Sabia que poderia dar certo  a mudança daquilo que  o mundo indicava como "pronto". Não me cansei em nenhum momento   de procurar e agregar valores aos que se encontravam adormecidos naqueles alunos de Venda Nova.

  Comigo caminharam profissionais da educação  e  da sociedade que  também acreditaram no sonho   do fazer diário para a mudança de vida das crianças.Muito e muito jovens ainda, com média de idade entre 18 e 25 anos, não conseguíamos crer que estávamos de passagem nesse mundo apenas para reproduzir e  reproduzir. E aí, amigos , encham a imaginação para avaliarem o que era este "reproduzir". Fácil não foi mesmo porque fácil ainda  não é! Eram horas a mais na escola, sem remuneração, para discussão de uma palavra nova na educação: Projetos.Eram espaços conquistados na comunidade  em   geral, para levar adiante nossos teatros, nossas apresentações com cenário debaixo do braço de ônibus coletivo, com uma turma de meninos, em que a única autorização que tínhamos era a confiança que os pais depositavam no nosso trabalho( embora até eles mesmo achassem que os filhos eram casos de "entregar pra Deus"). Não havia poder público que apoiasse.Tínhamos que lutar( e , até, derrubar com a  propria mão)  pra abrir vias públicas fechadas com muros construídos  por  quem se achou dono, para obstruir "caminhos" de passagem da escola  . Tínhamos que  enfrentar aqueles que preferiam encaixotar  os livros da biblioteca, desviar a função do laboratório de Ciências, improvisar sala de aula na quadra à  construção de novas salas, que comportassem a demanda de crianças em idade escolar.Tínhamos que mostrar à comunidade que uma escola viva era aquela que caminha dentro  de uma  proposta social,  que permita o desenvolvimento de todos. Não foi fácil,  porque ainda não é ! Dizer  a esse mundo que você acredita em um mundo de possibilidades não é fácil.   

  Vocês devem estar se perguntando os motivos que me levaram a dirigir a vocês hoje, não é? Meus motivos são as eleições que se aproximam. Se há algo que não acredito é na  teorias de que não há político sério ou honesto. Será que ainda  não aprendemos a ver que em todas   (e quando digo todas, são todas mesmo!!) as atividades humanas há o bom e há o que não é bom e isso não é motivo para parar de executá-las? Pelo contrário, se temos este discernimento  é de nossa responsabilidade  maior ir à luta para procurar alternativas melhores, que com certeza existem. Eu não anulo meu voto! Eu não voto em branco! Eu quero porque posso opinar. Anular e abster não é lutar é simplesmente deixar que o outro escolha a política que vou nascer, viver  e morrer.Isso eu não faço! Não foi por isso qe lutei e luto até hoje? Poderia dizer que nada mais quero: tenho casa, carro, emprego, salário que me permite viver de forma confortável,estudei nas melhores escolas da infância à universidade(apesar de ter feito parte do grupo daqueles que de destinos traçados)...Não posso parar porque estou também estarei  paralisando a vida de crianças e adolescente,  adultos e idosos que incluem jJoão Víctor, Luísa Helena,Robertson(marido), mamãe, papai, Tia Gui, Tio Zé, Marcelino(irmão), Adriana(cunhada), Mariana(sobrinha), Letícia(sobrinha que nasce em pleno dia de eleição!!!),primos, amigos como você e outros tantos que  me  são fraternos diante de DEUS e EU NÃO TENHO ESSE DIREITO!

  Fiz todo este histórico pra dizer que aqueles alunos de 1997 estão com 30, 31  32, 33  anos hoje.Vocês precisam ver como estão! Tenho contato com alguns deles e estou certa de que esses anos de investimento valeram muito. Ajudei na construção de vida de adultos conscientes; humanos.Um deles foi eleito o vereador mais novo de BH  em 2004  por seu trabalho com a juventude, bem baseado em todo esse histórico que lhes contei .Em 2006  foi eleito Deputado Federal . Fico muito emocionada ao falar dele porque faz parte daquele grupo que NINGUÉM dava NADA .Mas eu DEI! Ele aprendeu com a própria  vida os motivos de lutar por um mundo diferente. Eu acompanho  o meu Miguelzinho, mesmo que de longe, porque nossos tempos e espaços são diversos, mas NÃO deixo de olhar, não me canso de olhar  e amar o Miguelzinho. Ele é fruto de minha luta de ainda hoje.Ele me faz acreditar que posso continuar e , quando o meu trabalho profissional se aposentar, os que vierem e que ainda permanecerem terão pessoas fazendo política pública de forma diferente.

  O Miguel nunca me pediu um voto.Talvez porque saiba que não necessita.  Sabe que se eu não votar nele é porque deixei de acreditar em uma sociedade de lutas que ele representa. Ele sabe de mim e eu sei dele. Não precisa me pedir nada. E eu só peço a ele sempre coerência e ética dentro daquilo que testemunhei e colaborei para a  sua educação . Quero sempre que ele continue evocando seu pai em todas as vezes que fala, porque tenho mais certeza ainda da sua fidelidade ao BOM e ao BEM. O Miguel pai não viveu aqui,  pra ver o MIGUEL CORREA JUNIOR DEPUTADO FEDERAL, mas intercede por ele, para  que Deus o dê forças pra continuar no caminho da política que acreditamos, que não se faz de partidos somente, de protecionismo, mas se faz na opção do bem comum.

  É isso, minha gente amiga! Peço que seja dado esse voto ao MIGUEL,MENINO. ADOLESCENTE,HOMEM, DEPUTADO, GENTE DE QUEM FUI PROFESSORA POR 07 ANOS SEGUIDOS E QUE  CONHEÇO .Se puderem e quiserem e acreditarem em um mundo possível, em uma política possível e acreditam em mim, meu trabalho e minha luta repassem aos amigos pra que façam o mesmo e votem! Depois o acompanhe e cobrem de mim Consolação, porque  devo ter participação   também  se   ele falhar.Eu não disse que nunca vou cansar e deixar de olhar e amar,     com responsabilidade de mãe e educadora?

Obrigada pela paciência ao ler minhas palavras .Vocês sabem que nessa época eleitoral eu fico mais inquieta do que de costume , mas não erro.Há dois anos atrás, vocês se lembram dos meus diários pedidos  de confiança    no trabalho do  nosso atual Prefeito Márcio Lacerda e, agora,  vocês estão vendo e verão os rumos positivos  de nossa cidade? Pois é isso de novo! Vamos agora dar esse voto consciente ao nosso estado  e ao nosso país!

Confio em vocês!

 

Miguel Correa =Deputado Federal = 1330 

 

Beijocas mil.

 

Consola. 


 

 

 

 

Sem comentários: